sábado, 10 de outubro de 2009

Raiz quadrada espírita

Matemática Espírita
Raiz quadrada espírita

Na nossa infância era muito comum as crianças apostarem quem conseguia fazer as contas mais rápido. Eram contas de soma, multiplicação, e até divisão. Mas, se quisesse complicar alguém apelava para a tal da raiz quadrada. Diante de imenso desafio as crianças só davam aquele sorrisinho maroto e desistiam na hora.

Muitas acabavam decorando as raízes de vários números, mas estes sempre possuíam poucos algarismos. Quando se fala em mais de quatro algarismos as coisas costumam ser mais difíceis. Imaginem então um número com até 20 deles. Impossível! Não é!?

Talvez não! No início do século passado uma criança de 14 anos fez algumas experiência para um tal de Dr. Roman Uricz conforme nos relata Léon Denis em sua obra Cristianismo e Espiritismo. Estas experiências envolviam adivinhações de números e, mais tarde, cálculos matemáticos. Vejam como é relatado:

"Para garantir-me contra essa possibilidade [clarividência], combinei a seguinte experiência: na mais completa obscuridade, coloquei vinte cartões [com algarismos de 0 a 9] ao lado um do outro e pedi à Inteligência que me desse a raiz quadrada do número assim formado. A resposta foi dada em alguns minutos: 7.501.273.011. Estava certa, porque o número formado pelos cartões era:

56.269.096.785.557.006.121

Repeti doze vezes essa experiência. De três não obtive resposta; uma vez a resposta veio errada, mas oito vezes foi exata. Semelhantes operações de aritmética estão absolutamente fora da capacidade do médium. Os resultados de minhas experiências não podem ser, portanto, atribuídos nem à transmissão de pensamento, nem à clarividência."

A primeira coisa a ser observada é a de que o cálculo da raiz quadrada não é totalmente impossível de ser obtido sem o auxílio de uma calculadora. Existem até técnicas para calcular mentalmente a raiz quadrada de um número, embora eu particularmente não tenha achado nada fácil. Também existem algoritmos relativamente simples, mas que também não dá pra fazer tão rápido e sem o auxílio de pelo menos papel e lápis.

Bem... a hipótese mais provável seria mesmo a de que alguma inteligência mais avançada tenha dado a resposta. É claro... descartando a possibilidade de fraude. Mas, um olhar mais cuidadoso levanta alguns detalhes interessantes nesta experiência.

Os cartões foram colocados aleatoriamente sobre a mesa e no escuro. Isto significa que o experimentador não sabia qual número de 20 algarismos seria formado. É muito curioso que este número tenha sido um quadrado perfeito, isto é, um número inteiro que possui como raiz quadrada um número também inteiro. A possibilidade de um número aleatório de 20 algarismos ser um quadrado perfeito é de uma em 10 bilhões. Fantástico!?! Humm... não sei não!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário