sábado, 1 de janeiro de 2011

Brincando de modelar

Mundo Espiritual
Brincando de modelar

Quando crianças qualquer um de nós adorava brincar de massinha. Aquela bolota passeava em nossos dedinhos e bem que de repente alguma coisa surgia como do nada. Podia ser o corpinho de um boneco, uma simples cobrinha, ou qualquer outra maravilha da natureza.

A criatividade parecia que aparecia ao acaso e tornava combustível para mais e mais idéias originais. Esta brincadeira continua em nossas vidas quando resolvemos criar nossos modelos para todas as coisas da vida.

Quando adultos somos mais rigorosos com aquilo que produzimos, mas ainda assim há espaço para o improviso e para o espanto com nossa própria intuição. E o prazer em modelar continua sendo o mesmo de quando éramos crianças.

Então vamos brincar um pouquinho... vamos brincar de modelar tudo o que existe... que pretensão, hein!? Mas, vamos lá... vamos começar pela matéria. Matéria seria aquilo que ocupa um lugar no espaço. Por sua vez, o espaço material seria caracterizado por várias dimensões.

Destas várias dimensões nós estamos acostumados com apenas três (comprimento, altura, profundidade). Para estas iremos chamar de mundo físico. Para as outras possíveis dimensões iremos chamar de mundo espiritual.

A matéria pode se aglutinar formando corpos. No mundo físico estes corpos serão chamados corpos físicos. No mundo espiritual, serão chamados corpos espirituais. Quaisquer destes corpos são como máquinas ou instrumentos usados por seus donos. Mas quem seriam eles?

Como espiritualistas acreditamos que há algo além da matéria, ou seja, algo imaterial. Como modelamos o espaço material com suas dimensões, vamos imaginar um espaço imaterial que seria adimensional. Este espaço seria constituído por um elemento chamado princípio inteligente.


Este princípio inteligente seria o responsável por quebrar o determinismo do espaço material ao ter a capacidade e o desejo de decisão sobre as possibilidades colocadas na mesa. Esta capacidade e este desejo iremos chamar de livre arbítrio.

O princípio inteligente poderia atuar (fazer suas escohas) diretamente no mundo material ou no mundo espiritual. Porém, as possibilidades para atuação pelo mundo material seriam menores do que pelo mundo espiritual. Isto é, decisões mais complexas seriam realizadas apenas através do mundo espiritual.

Esta atuação do princípio inteligente se dá por meio dos corpos físicos e espirituais. Os corpos físicos seriam perecíveis e os corpos espirituais, não, embora possam ir se transformando ao longo do tempo. A atuação do princípio inteligente sobre um dado corpo espiritual o transforma em um indivíduo, e o chamaremos por espírito.

Um espírito, que é a individualização do princípio inteligente num corpo espiritual, pode ao longo de sua existência se ligar a corpos físicos. A este processo de ligação chamaremos de encarnação. Ao processo inverso, isto é, o desligamento, chamaremos de desencarnação.

Durante o período de encarnação o espírito tem o controle sobre o seu corpo físico e não pode abandoná-lo enquanto o corpo não perece. Embora não pereçam os corpos espirituais também podem ficar enfraquecidos e este enfraquecimento tem repercussão na saúde do corpo físico.

Vamos admitir a possibilidade dos corpos espirituais poderem se recuperar e esta recuperação dependeria de um processo de troca de matéria espiritual entre os corpos espirituais. A esta troca daremos o nome de passe.

Espíritos desencarnados poderiam em determinadas condições se comunicar com espíritos encarnados. Este mecanismo de comunicação daremos o nome de mediunidade. Neste processo os espíritos encarnados são chamados de médiuns. Alguns destes teriam também a capacidade de operar o passe.

Podemos continuar brincando, mas parece que, por enquanto, o modelo já está de bom tamanho. Só gostaria de explicar mais uma coisinha... imagine que a figura do modelo apresentado acima seja uma folha de papel. Dobre-a ao meio jogando o espaço imaterial para trás do espaço material. Agora dobre-a novamente ao meio colocando o mundo físico de frente para o mundo espiritual.

Com estas dobraduras podemos ter uma idéia da atuação do princípio inteligente sobre o mundo físico e sobre o mundo espiritual. Parte do espaço imaterial fica colada ao mundo físico e a outra parte, colada no mundo espiritual. Dessa forma, fica ilustrada a ação direta do princípio inteligente sobre corpos físicos e a ação indireta sobre estes mesmos corpos físicos tendo como intermediários os corpos espirituais.

6 comentários:

  1. Vital,

    Muito boa essa sua viajada, é bem didática. E tem tudo a ver!!!

    Abraços,
    Adriano.

    ResponderExcluir
  2. Legal que gostou, Adriano!

    Quando tiver um tempo vou tentar chegar mais longe nessa viagem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vital, muito obrigada por me visitar e por acompanhar minhas postagens espíritas. Estou tentando ir publicando aos poucos as aulas que dei em minha experiência no Coem. Aquela sobre os fluidos é só uma parte de um todo de 3 aulas. Já postei a segunda também e falta agora a terceira. Tenho que ir alternando com outros temas, pois a proposta do blog é discutir também a literatura. Você, sim, é um grande estudioso do espiritismo. Grande abraço, Carolina

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Carolina!

    Eu diria que sou um estudioso bem esforçado, mas tenho ainda muito a aprender. Gosto muito de ler seus textos sobre o ato de escrever.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vital. Existe uma prática entre os blogueiros de presentear os blogs amigos com um selinho de qualidade. É uma maneira de demonstrar amizade e boa parceria. Talvez você já conheça tal prática. Pois bem, meu blog recebeu o primeiro selinho. E então eu deveria indicar outros blogs amigos para presentear com o selinho. E o seu está entre eles. Dê uma passadinha por lá para conferir. Um forte abraço, Carolina

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, Carolina!

    Não conhecia esta prática... acho que sou meio desatento. Mas, gostei muito da idéia... vou buscar o selinho lá no seu blog!

    Abração!

    ResponderExcluir