sábado, 10 de setembro de 2011

Perfil do Espírita

Matemática Espírita
Perfil do Espírita

Recentemente foi publicado o Novo Mapa das Religiões pelo Centro de Políticas Socias da Fundação Getúlio Vargas (CPS/FGV) sob a coordenação de Marcelo Neri. Os dados utilizados para compor o trabalho são os da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2009 do IBGE (POF2009/IBGE).

Como o Espiritismo tem sido tratado como uma religião então ele faz parte deste trabalho. Para efeitos estatísticos os autores definiram alguns agrupamentos religiosos. O Espiritismo caiu no grupo 'espiritualista' e seus adeptos são chamados de espíritas ou kardecistas.

No ano de 2009 o grupo espiritualista representava 1,65% da população brasileira sendo que os espíritas (ou kardecistas) participam com 1,59% e ocupam a quinta posição no ranking das denominações religiosas.


A proporção de espitualistas tem aumentado nos últimos 20 anos.


Entre todos os brasileiros que estudaram 12 anos ou mais os espiritualistas representavam 6,04% em 2009. Já entre os espiritualistas 73,9% tem 8 anos ou mais de estudo. Este é o maior percentual entre todos os agrupamentos religiosos.

Entre os espiritualistas 39,1% são homens e 60,9% são mulheres, ou 2 espiritualistas homens para cada 3 espiritualistas mulheres. Apenas para comparação entre os que não declaram uma religião 62% são homens e 38% são mulheres.

Entre os espiritualistas 29,5% tem 50 anos ou mais. Este é o maior percentual entre todos os agrupamentos religiosos. Em contrapartida, o menor percentual está entre os que não tem religião, isto é, entre estes apenas 11% tem 50 anos ou mais.


Entre os espiritualistas 69% se declaram brancos. Este é o maior percentual (disparado) entre todos os agrupamentos religiosos. Para efeito de comparação entre os sem religião 40,3% se declaram brancos.

Entre os espiritualistas 41,2% são chefes de família enquanto que 29,1% ocupam a posição de filhos. Em 1991 estes percentuais eram de 33,1% (chefes) e 35,8% (filhos).

De todas as pessoas que estão nas classes A e B 5,52% são espiritualistas. E de todos os espiritualistas 62,7% deles estão entre os 20% mais ricos do Brasil.

Concluindo... o perfil do espírita é a mulher branca, rica, culta, e idosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário