domingo, 10 de julho de 2011

Respondendo à tréplica

O escritor e palestrante espírita Sergio Aleixo publicou em seu blog Ensaios da Hora Extrema uma tréplica a minha análise de sua crítica à Carta de Posicionamentos da CEPABrasil (aqui, aqui, aqui, e aqui). Vou procurar esclarecer alguns pontos desta tréplica.


1. No contexto do item 1.6 da carta de posicionamentos a mim parece claro que a afirmação de que "o laicismo vem com o Espiritismo desde seu início" está apoiada no argumento de que o Primeiro Congresso Espírita Internacional recomenda o laicismo e, portanto, é evidente que o autor do texto se referia a fase inicial do Espiritismo e não ao ponto incial.

2. Sergio parte da premissa equivocada de que o ensino moral de Jesus é indissociável de religião para criticar a proposta laica para o Espiritismo. Qualquer pessoa pode valorizar a "regra de ouro" sem a necessidade de ser religiosa ou de seguir uma religião. A neutralidade da proposta laica está no seu afastamento das questões religiosas.

3. Há, de fato, um desencontro na numeração dos parágrafos da carta ocasionado pela divulgação de versões preliminares do documento. Por outro lado, tanto a crítica do Sergio quanto a minha análise foram baseadas exatamente no mesmo texto.

4. A hipótese da reencarnação no mundo espiritual é apenas um exemplo de uma ideia relacionada a reencarnação que pode ser questionada dado que há uma corrente de espíritas que adota esta hipótese. Tanto pode ser questionada que o próprio Sergio faz este questionamento embora ele diga que esteja fazendo uma outra coisa que não a de questionar.

5. Talvez não tenha ficado claro para o Sergio que não se propõe a aceitação pura e simples de qualquer hipótese, mas se propõe o debate aprofundado de ideias promovido por um diálogo respeitoso. A CEPA não pretende ser a cabeça de um processo de atualização do Espiritismo, mas nem por isso aceitaria participar de algo sem organização e propósitos claros.

6. Em determinado ponto de minha análise achei estranho que o Sergio tivesse se espantado com o parágrafo 5.11. De fato, houve um lapso de minha parte ao ler a palavra 'espíritos' ao invés de 'espíritas'. De toda forma, este parágrafo está inserido dentro do contexto da "atualização do Espiritismo" e o processo de atualização deve ser mesmo promovido pelos espíritas.

7. Seguindo a linha de pensamento da CEPA os espíritas simplesmente ignorariam os dogmas estabelecidos pelo Cristianismo por ela não ter compromisso com as questões religiosas.

8. Por fim, lamento que o Sergio tenha chegado a conclusão equivocada de que a CEPA se ache no "direito de coroar toda mera DIVAGAÇÃO com lauréis de Doutrina Espírita".

2 comentários:

  1. Oi Gostei muito do seu blog
    Gostaria de convidar a acessar e a comentar o blog
    http://palestraspatrick.blogspot.com/
    Vamos divulgar a boa nova para todos os cantos.

    abraços
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Juliana!

    Vou acessar o blog sim.

    Abraço!

    ResponderExcluir