sábado, 11 de junho de 2011

Estudando em grupo

Diálogos Espíritas
Estudando em grupo

__ Vamos lá! Onde paramos?
__ Estamos no tema 'Formação dos Mundos', obra 'A Gênese', capítulo VI 'Uranografia Geral', divisão 'Os Satélites', item 24.

__ Antes de começar eu gostaria de voltar no item 19 de onde surgiu uma dúvida, na semana passada, sobre o significado de 'deísta'.
__ Ah sim! Lembramos!
__ Então... deísta é a doutrina que crê num Criador, mas Ele não intervém na Natureza. Já teísta é a doutrina que crê num Criador, mas Ele intervém, é a Providência.
__ Interessante! Acho que a doutrina Espírita é deísta.
__ Não! É teísta!
__ Você poderia repetir o significado?
__ Eu já acho que deve estar num meio termo.


__ Bom, vamos em frente porque tem muita coisa pra estudar.
__ Os satélites... "Ora, as leis e as forças que presidiram ao seu desligamento do equador terrestre, e seu movimento de translação nesse mesmo plano, agiram de tal forma que esse mundo, em lugar de revestir a forma esferóide, tomou a de um globo ovóide, quer dizer, tendo a forma alongada de um ovo, cujo centro de gravidade estaria fixado na parte inferior."
__ Humm... será que a Lua tem mesmo a forma de um ovo?
__ Pelo que eu saiba não! Eu sempre vejo ela redonda.

__ Vamos em frente... "uma figura ovóide cujas partes, as mais pesadas, formam a face inferior, voltada para a Terra, e cujas partes menos densas ocuparam o topo, se sedesigna por esse nome o lado virado à Terra, e se elevando para o céu. É o que faz com que esse astro se nos apresente, continuamente, a mesma face."
__ Espera! Será isso mesmo?

__ Então... eu estudei isso em casa e perguntei para o João, que é físico. Ele disse que, na verdade, a Lua se desprendeu da Terra mantendo a mesma velocidade de angulação.
__ Não estou entendendo!
__ É como se ela ainda fizesse parte da Terra!

__ Humm... parece que faz sentido. Mas, como ele explica o que está escrito na codificação?
__ Ele disse que estas ideias eram do médium, Camille Flammarion.
__ Mas não é o Espírito de Galileu?
__ Pois é! Há um erro aqui!
__ Gente, tem alguma coisa errada! Se eu fosse o Espírito eu não ia deixar passar isso! Ía corrigir!
__ Mas, e se ele não tinha condições de corrigir?
__ Tinha outros médiuns! O que não poderia é deixar passar um erro!
__ Mas, e se todos os médiuns produzissem os mesmos resultados?
__ Aí então a gente não pode acreditar em nada do que está escrito aqui! Tudo isso seria um castelo de cartas!

__ Gente, meu amigo me disse que este capítulo poderia ser tirado daí que não faria falta alguma.
__ Não, não... você não pode fazer isso... pode, no máximo, colocar notas explicativas.
__ É... tem razão.
__ Mas então como se resolve a questão?
__ Eu só acho que deve haver uma explicação para não ter revisado isso aí.
__ Mas qual seria?
__ Eu não sei! Você sabe?!

__ Pessoal, vamos nos acalmar, esta comunicação foi dada por um único médium, está assinada. A base da doutrina está no Livro dos Espíritos, onde as mensagens passaram por um controle de vários médiuns.
__ É sim! Lembra que Kardec foi chamado sua atenção para um erro que ele havia cometido? O espírito dava pancadas na parede!
__ Como é que era mesmo? No começo era as Baudin e quem mais?
__ A Japhet.
__ Eram só essas três?
__ Eram.
__ Vamos continuar, pessoal?

__ Os cometas... "Foram vistos, frequentemente, nesses astros, cabelames de mundos nascentes, elaborando em seu caos primitivo as condições de vida e de existência que são dadas como herança às terras habitadas ..."
__ Para um pouquinho aí! Vocês viram que ele fala que os cometas seriam 'mundos nascentes'?
__ Sim, e daí?!
__ Não é bem isso o que eu estudei em casa. Aliás, esta mesma ideia está no Livro dos Espíritos.
__ Aonde?!
__ A gente já viu isso... está nos itens do tema.

__ Ah, sim! Itens 37 a 42.
__ Pois é! É um destes aí!
__ Deixa eu ver... 37, 38, 39, ... humm... não tem não... você deve ter se enganado.
__ Mas aí não fala de cometa?! Veja aí a questão 40.
__ "Os cometas seriam, como se pensa atualmente, um começo de condensação da matéria e de mundos em via de formação? Isto é exato; ..."
__ Taí! É a mesma ideia!

__ Mas como que é então?
__ Pelo que li o cometa vai se desintegrando, não vai formar um novo mundo.
__ E onde você leu isso?
__ Num livro de ciências.
__ Hunf... então o que que a gente tá fazendo aqui? Tá perdendo tempo?!
__ Não, pelo contrário. Isso é mais um motivo pra gente usar a razão... questionar tudo.
__ É verdade! Nossa função aqui é esta mesmo. Vamos continuar estudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário