sexta-feira, 18 de novembro de 2011

XII Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita

No último final de semana estive em Santos participando do XII Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita (SBPE). Nesta edição ele contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas vindas de várias partes do país, além da participação de amigos argentinos.

Na sexta-feira a noite Rosana Régis fez de forma emocionada a abertura do evento que prometia uma justa homenagem a Jaci Régis, idealizador do simpósio, participante ativo, mas que desencarnou recentemente.

Alexandre Cardia Machado, organizador do evento, teve a honra de abrir as apresentações com seu trabalho de avaliação científica do passe aplicado às plantas. O público se mostrou muito interessado nesta pesquisa e fez várias perguntas ao final da sua apresentação.

Em seguida houve a inauguração de uma exposição de material pessoal, fotográfico, e jornalístico relacionado ao Jaci Régis. Entre os materiais havia muitas reportagens das edições do jornal Abertura que está fazendo 25 anos. Praticamente toda a família do Jaci estava reunida nesta exposição que foi acompanhada de um gostoso coquetel e um bom vinho.

No segundo dia do evento Eva Gonçalves Alves apresentou as peculiaridades do grupo espírita Judas Iscariotes que embora tendo um caráter laico foca seus estudos no Evangelho. Na sequência Claudia Régis e Alexandre Machado apresentam uma das mais novas iniciativas estimulada pelo Jaci, o gabinete psicomediúnico. De acordo com Claudia este gabinete é uma combinação de técnicas da Psicologia e de orientação espiritual, não sendo propriamente uma terapia psicológica. Alexandre, por sua vez, apresenta os bons resultados alcançados com esta iniciativa.

O "guru" Ciro Pirondi faz uma palestra muito reflexiva abordando o significado das palavras amor e temperança, além de tolerância, generosidade, existência e coletividade. Ele enfatiza que o caminho é o diálogo verdadeiramente livre, isto é, ter uma postura livre frente ao diálogo com o diferente. Ao final pondera que "só a generosidade consigo mesmo pode criar o novo".

O enciclopédico Eugenio Lara fez uma explanação muito rica sobre o humanismo e como este se relaciona com o espiritismo. Assim como o Ciro, Eugenio também aposta que a base da prática espírita é a liberdade.

A estreante em palestras Juliana Régis não decepcionou e fez uma apresentação objetiva sobre seu trabalho de conclusão de curso de Fisioterapia, o toque terapêutico. De forma prática e simples respondeu a todos os questionamentos do público presente.

Após um rápido intervalo tivemos a participação dos cepeanos argentinos, Gustavo Molfino e Raúl Horacio Drubich. O primeiro apresentou interessantes considerações a respeito dos objetivos da encarnação, que aliás é tema do XXI Congresso da CEPA a ser realizado em setembro de 2012. O segundo apresentou uma avaliação dos resultados obtidos em sessões mediúnicas conjuntas além da apresentação de seu mais novo livro "La Otra Mirada".

Encerrando o dia foi feita uma assembléia da CEPA Brasil quando foi reeleita a sua presidente e foram nomeados novos delegados da CEPA.

O terceiro dia iniciou com a apresentação bem humorada de José Carlos de Souza onde rediscutiu o papel da mulher na sociedade. Defendeu ainda uma maior interação do movimento espírita com a sociedade recebendo os questionamentos e os problemas sociais e oferecendo análises e respostas com o enfoque espírita. Com o mesmo bom humor Reinaldo di Lucia proporcionou uma excelente reflexão sobre a existência do acaso e suas implicações no conhecimento espírita.

Completando a manhã o experiente Wilson Garcia analisou a fundo a obra "Reafirmação do Espiritismo" para avaliar se a autoria pode ser mesmo de Herculano Pires. Wilson dividiu a mesa de debates com Mauro Spinola que trouxe uma abordagem metódica e objetiva em sua apresentação dos fundamentos do espiritismo.

Após o almoço Eugenio Lara faz a sua segunda apresentação, desta vez destrinchando o famoso Prolegômenos do Livro dos Espíritos. Junto ao Eugenio tivemos a apresentação do entusiasmado Ademar Arthur Chioro dos Reis abordando de forma abrangente a felicidade e a racionalidade do mundo.

Completando as apresentações do dia tivemos a participação do Eduardo de Barros Lima com sua palestra instrutiva sobre materialização de espíritos e do Ricardo Nunes defendendo a ideia de um espiritismo pós-cristão, inicialmente formulada por Jaci Régis.

E findando o dia houve uma reunião do conselho executivo da CEPA tendo na pauta a organização do Congresso da CEPA em 2012.

No último dia deste evento tivemos uma mesa redonda abordando o tema "ciência da alma", outra contribuição do Jaci. E participaram desta mesa a presidente reeleita da CEPA Brasil, Alcione Moreno, além de Roberto Rufo e Ricardo Nunes. Nesta oportunidade algumas pessoas da platéia puderam externar a satisfação de terem participado de um evento tão rico em ideias e bem organizado. Também foi salientada a necessidade de união entre os presentes para que este movimento de ideias fique cada vez mais forte.

Logo em seguida passou-se ao encerramento do evento com as palavras firmes e sábias do ex-presidente da CEPA, Milton Medran, com as palavras de um muito emocionado Alexandre Machado, e com as palavras finais de Rosana Régis, representando a família do amado ou odiado Jaci Régis.

4 comentários:

  1. Vital - excelente reportagem, ficamos muito felizes com a tua participação no XII SBPE.

    Alexandre Machado

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Alexandre!

    Foi muito bom conhecer você e todo o pessoal!

    Obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  3. O Vital é real, o Vital não é só virtual.
    Prazer em conhecê-lo Vital.
    abraços,
    Ricardo Nunes.

    ResponderExcluir
  4. Já estava passando da hora!

    Até eu mesmo estava achando que eu não existia... kkkkkkk

    Abraço!

    ResponderExcluir