quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pressa na reencarnação

Matemática Espírita
Pressa na reencarnação

Outro dia estava conversando com alguns amigos sobre a necessidade reencarnatória dos espíritos. Um deles nos contou que um espírito numa reunião mediúnica reclamava que estava tendo dificuldades para reencarnar e, por isso, fazia um apelo aos encarnados para que tivessem mais filhos dando assim mais oportunidade para a reencarnação. Dizia o espírito que a fila estava muito grande e, portanto, tinha que ficar esperando por um bom tempo.

Como se sabe hoje em dia a taxa de natalidade é uma das mais baixas da história e a população mundial tende a se estabilizar. As brasileiras, por exemplo, querem ter um ou dois filhos no máximo. Entretanto, uma observação mais atenta mostra que o espírito não tem razão na reclamação.

Alguns autores espíritas avaliam que a população total de espíritos (encarnados e desencarnados) do planeta Terra é da ordem de 20 bilhões. Então nosso espírito reclamão deve estar na fila da reencarnação contendo aproximadamente uns 13 bilhões de espíritos. Vamos imaginar que ele seja o último da fila... quanto tempo ele vai ter que esperar para reencarnar?

De acordo com a Wikipedia a cada ano nascem em torno de 134 milhões de crianças. Vamos supor que este número de nascimentos permaneça constante ao longo dos anos. Então para todos os 13 bilhões de espíritos desencarnados reencarnarem levará 97 anos.

Vamos agora avaliar qual seria a expectativa de tempo para a reencarnação de um espírito vivendo em 1850 quando se iniciavam as primeiras experiências de Kardec na fundação do Espiritismo. De acordo com a mesma Wikipedia a população mundial desta época estava em torno de 1,26 bilhão de pessoas. Considerando que os mesmos 20 bilhões de espíritos atuais estavam por lá então tínhamos 18,7 bilhões de espíritos desencarnados.

De acordo com o artigo "Quantas pessoas já viveram na Terra?" a taxa de natalidade era de 4% da população, ou seja, duas vezes maior do que a de hoje. Assim, nasciam naquela época 50 milhões de crianças por ano. Permanecendo constante este número de nascimentos então a expectativa seria a de que levasse 374 anos para que todos os desencarnados reencarnassem.

Agora vamos voltar a dois mil anos atrás quando estimativas apontam uma população de apenas 300 milhões de pessoas. Naquela época a taxa de natalidade era de 8% e, portanto, nasciam 24 milhões de crianças por ano. Para um total de 19,7 bilhões de desencarnados esperando na fila da reencarnação o último da fila tinha uma expectativa de espera em torno de 820 anos.

Enfim, nosso amigo espírito deveria aproveitar melhor o seu tempo na erraticidade e parar de reclamar com a falta de oportunidade para reencarnar. Uma hora vai chegar a sua vez!

5 comentários:

  1. Oi Vital, recebi seus comentários no meu blog e resolvi visitar essas suas divagações conforme você mesmo sugeriu. Muito bons seus textos! Vamos trocar umas palavras de vez em quando para tentar manter contato, acho que temos afinidade nas idéias. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Legal, Adriano!

    Vamos manter contato, sim! Também senti afinidade com os seus textos.

    Ah! Pra quem não sabe o blog é:

    http://despertardoengenheiro.blogspot.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mas ainda existe um porém em tudo isso: Deus nao cessa sua criação. Ele está sempre criando espiritos, e estes tbem entram na fila reencarnatória...

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Marcia!

    Tem muito "porém" nestas contas todas! Tem também os espíritos que deixam de encarnar na Terra e tem os que chegam para reencarnar pela primeira vez no nosso planeta.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. O seres novos criados por Deus não entram nessa fila de reencarnação pois antes tem que passar pelos reinos mineral, vegetal e animal para só depois virem para o reino hominal oque sera num planeta primitivo e não na Terra que já passou dessa fase e não recebe espíritos primitivos!!

    ResponderExcluir