sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Divulgando divagando

Um das maiores responsabilidades do espírita é a divulgação do espiritismo em suas bases mais sólidas. Exige-se que haja um comprometimento com aquilo que é universalmente aceito pela comunidade espírita. Por consequência, não sobra muito espaço para a imaginação, para a criatividade, ou para até mesmo alguns devaneios e fantasias.

Dessa forma, como uma válvula de escape, este blog se propõe a dar espaço a idéias que passam pelas nossas cabeças e que, normalmente, não compartilhamos com o outro. É claro que estas idéias são pessoais e, por isso, não devem ser levadas muito a sério. Mas, são a partir delas que poderemos nos questionar e pôr em prova aquilo em que acreditamos. E, assim, estabelecermos a convicção necessária para a própria divulgação.

2 comentários:

  1. O maior mal que se pode fazer aos outros, que, aliás, se volta contra quem o pratica, é atentar contra a liberdade. Porque a liberdade é coessencial às criaturas, é a marca mais expressiva de Deus em cada partícula subatômica, em cada estrela, em cada homem... Assim, não se pode conceber o Espiritismo sem uma atitude de completo respeito pela liberdade. E respeitar a liberdade é, sobretudo, estimular os outros à sua prática, inclusive proporcionando meios para ela se efetive.

    A consciência da eternidade precisa ser radicalizada para ser bem compreendida. Não se trata de desprezar um só instante da vida, mas de entender claramente que a morte é só mudança do estado sólido para o estado gasoso, assim como nascimento é a transição oposta.

    Pensando assim, lembro a lição evangélica de que se alguém te pleitear a capa, deve-se dar-lhe tambéma túnica; se pedir que caminhe com ele mil passos, deve-se caminhar outros mil; se te ofender uma face, deve-se oferecer-lhe a outra. Acrescento: se alguém te quiser tirar até mesmo a vida, que as constituições e as leis dizem ser o bem maior dos homens, dê-a para ele e sinta-se feliz por ter doado até mesmo o que os outros crêem insubstituível, pois essa é a prova de que você é detentor de uma patrimônio inestimável: a imortalidade!

    Ciente da condição de criatura livre e imortal o homem só tem um dever, e é para consigo mesmo: encontrar meios para evoluir. Como? Jesus deu a dica: seja grato a Deus por existir exatamente como é e pode vir a ser, infinitamente, e amplie sua capacidade de doação ao próximo, porque só esta é prova incontestável, evidência indiscutível, de seu progresso.

    Ora, a lição evangélica do amor a Deus e ao próximo está explicitada há dois mil anos, mas nem por isso tem sido compreendida. Em nome de Deus tem-se cometido todo tipo de barbaridade e tudo começa com atentados à liberdade, com o estabelecimento de supostas verdades, que se tornam dogmas e fixam fronteiras entre supostos eleitos e supostos réprobos...

    Quando a dogmática se estabelece, a liberdade se retira e o caminho se abre para os abusos de todo o tipo. O Espiritismo não está imune a isso. Pelo contrário, já há muito têm-se fixado dogmas, aqui e ali, e se cerceado a liberdade de opiniões. Evidências disso encontra-se na Internet mesmo, em sites onde se registram severas críticas a determinados médiuns e autores e não consta uma só linha em sentido contrário, como se ninguém tivesse se interessado em debater os assuntos ali postados.

    O mesmo acontece com as publicações espíritas impressas e com os programas de rádio e televisão: o fluxo da informação é unilateral, vai do veículo para o público e nunca em sentido contrário. Enfim, suprimem a liberdade de opinião ignorando os questionamentos e impedindo o confronto de ideias. Isso é péssimo! Foi trafegando por esse caminho que todas as doutrinas, sobretudo religiosas, se tornaram as aberrações que conhecemos.

    No entanto, com o Espiritismo não há um risco definitivo, porque ele é a Doutrina dos Espíritos. Mesmo que sacerdotes reeencarnados consigam por algum tempo impedir o livre debate, não conseguirão, dessa vez, represar o fluxo da verdade. Podem atrasar a marcha, mas não impedí-la.

    Neste preciso sentido, só posso saudar a inspiração que te levou a criar este Blog. Vamos às divagações, ao debate, ao confronto salutar de ideias, sem a pretensão de convencermos uns aos outros, mas sim de abrirmos caminhos para as reflexões que nos permitam orientar melhor nossos passos.

    Viva a liberdade!

    Antonio Baracat

    ResponderExcluir
  2. Caro Vital

    Concordo plenamente com a necessidade de ventilarmos nossas hipóteses. Este processo criativo é o germen de grandes descobertas. Para o conhecimento humano, sempre será uma etapa imprecindível.
    Sobre sua argumentação de que no Espiritismo sobra pouco espaço para esta criatividade, eu discordo de você. No Espiritismo temos esta criatividade intensamente difundida, e atuante. A diferença é que você esta sendo honesto e convidando seu leitor a "divagar" em sua criatividade, sem o compromisso de garantir ser a verdade. Esta é uma atitude humilde e estimulante. Infelizmente, o que temos no Espiritismo, são publicações de divagações pessoais, sejam psicografados ou não, onde se busca configurar o texto como verdade. E muitos leitores ainda acreditam que apenas por ter sido escrito pelo "Fulano de tal", pelo espírito "Ciclano de tal" ou pelo médium "Beotrano de tal", deve ser verdade.
    Este blog faz um duplo serviço a nossa comunidade espírita: estimula novas buscas descortinando o processo criativo por detrás do conhecimento, e ao mesmo tempo, desvenda as divagações escondidas em textos divulgados como verdades estabelecidas.

    parabéns e sucesso sempre

    Leopoldo Daré

    ResponderExcluir