domingo, 20 de setembro de 2009

Quantas vezes você nasceu na Terra?

Matemática Espírita
Quantas vezes você nasceu na Terra?

De acordo com a Doutrina Espírita passamos por várias existências carnais para buscar a perfeição espiritual (1). Assim, nascemos e morremos quantas vezes forem necessárias até que atinjamos a perfeição divina. Sabemos que estamos longe desta perfeição, mas e quão longe estamos da nossa origem espiritual? Por quantas encarnações já passamos? E quantas vezes já teríamos nascidos na Terra?

Todas estas questões são muito difíceis de serem respondidas, mas para a última, sobre o número de vezes que encarnamos na Terra, podemos ter uma idéia se adotarmos algumas hipóteses e usarmos alguns dados sobre o crescimento populacional (2).

Hoje somos um total de mais de 6 bilhões de espíritos encarnados na Terra. Vamos supor que todos nós tenhamos vivido na Terra desde os primeiros humanos da pré-história. E vamos considerar também que nós, na média, passamos por um mesmo número de encarnações.

Para saber então quantas encarnações tivemos precisamos saber qual é o número de nascimentos ocorridos na Terra até hoje. Alguns estudos apontam para estimativas de até 120 bilhões de nascimentos (3). Então se dividirmos este número pelo número atual de habitantes teremos uma média de 20 encarnações na Terra para cada um de nós.

Esse número poderia cair se levarmos em consideração que existem um conjunto de espíritos desencarnados que também fazem parte da humanidade terrestre. André Luiz em Evolução em Dois Mundos informara em 1958 que haveriam dois espíritos desencarnados para cada encarnado (4). Trazendo esta informação para os nossos dias teríamos uma humanidade composta por mais de 18 bilhões de espíritos e, assim, teríamos encarnados na Terra por volta de 6 vezes.

Se levarmos em consideração as migrações de espíritos entre os diferentes mundos então poderíamos considerar um número ainda menor que 6 para o número médio de encarnações na Terra que cada um de nós tivemos. Aliás a hipótese de que o número de desencarnados é duas vezes maior do que encarnados só faz sentido se tivermos imigrações constantes de espíritos por causa do crescimento populacional.

É claro que estes números só devem ser usados como uma aproximação muito frágil já que os dados populacionais são estimativas pouco robustas e as hipóteses não podem ser verificadas facilmente. De qualquer forma, estes números podem nos ajudar a responder a esta singela pergunta: quantas vezes você nasceu na Terra?

Referências:
[1] Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Da Pluralidade das Existências
[2] World Population, Wikipedia, acessado em 12 de julho de 2008
[3] How Many People Have Ever Lived on Earth?, Population Reference Bureau, acessado em 12 de julho de 2008
[4] André Luiz, Evolução em Dois Mundos, Justiça na Espiritualidade

Um comentário:

  1. Meu amigo,para o seu bem, faça URGENTEMENTE uma desobsessão, pois este espírito que diz a você que é de luz ´[e na verdade um PSEUDOSÁBIO.

    ResponderExcluir