domingo, 18 de outubro de 2009

Período na Erraticidade

Mundo Espiritual
Período na Erraticidade

A reencarnação de um espírito sugere dois estados possíveis: encarnado ou desencarnado. No estado desencarnado diz-se que o espírito está num estado de erraticidade ou num intervalo entre encarnações.

O período na erraticidade não é fixo e pode variar de indivíduo para indivíduo. Entretanto, há algumas informações nas obras de Kardec que podem indicar uma estimativa de acordo com o nível evolutivo do espírito.

De acordo com a doutrina espírita os espíritos são criados simples e ignorantes; progridem e podem atingir a perfeição. Na sua condição inicial os espíritos estariam muito ligados a matéria e, assim, necessitariam passar mais tempo encarnados do que desencarnados. É o que ocorre, numa visão extrema, aos espíritos que encarnam em corpos de animais e, quando desencarnados, "não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas".

Com a sua evolução o espírito pode cada vez mais aproveitar sua estada no mundo espiritual e, portanto, acredita-se que o período na erraticidade vai ficando cada vez maior. Por outro lado, há uma informação no diálogo 223 do Livro dos Espíritos dando conta de que "nos mundos superiores, a reencarnação é quase sempre imediata".

É possível imaginar uma curva na forma de uma parábola para descrever este período na erraticidade em função do nível evolutivo do espírito.



No entanto, é preciso considerar que o período encarnado pode variar de acordo com a evolução do espírito. E na teoria espírita os corpos e os mundos, assim como os espíritos, também evoluem dando condição para que seus habitantes espirituais permaneçam encarnados por um tempo cada vez maior.



Se o tempo de permanência no estado encarnado cresce a uma taxa superior a taxa de crescimento do período na erraticidade então a medida que o espírito evolui este período vai ficando relativamente cada vez mais curto. Isto é, nos mundos mais evoluídos os espíritos passam menos tempo desencarnados do que encarnados.



Para completar o modelo ainda falta considerar a informação espírita de que no estado puro ou perfeito o espírito não precisa encarnar mais. Ou seja, no limite da evolução o gráfico anterior passaria de zero para infinito a razão entre o tempo desencarnado e o tempo encarnado.

Esta aparente inconsistência pode ser equacionada pela evolução paralela do corpo físico que na condição limite da perfeição se aproxima do corpo espiritual e permanente do espírito. Em outras palavras a condição de encarnado e desencarnado passam a ser equivalentes para o espírito num estado perfeito.


6 comentários:

  1. Muito bom esse texto. Lendo seus escritos, só me fez aceitar mais ainda a idéia de que chegamos a um ponto que encarnado e desencarnado não faz mais a diferença. Os dois se confundem entre si. Conforme evoluímos, os corpos tornam-se melhores e mais sutil, aproximando do corpo espiritual que tb evolui ao ponto de ser uma "centelha" ou "luz".Vamos dizer que os dois "corpos" chegam em retas paralelas tão próximas que se torna incapaz de perceber que há duas retas.

    ResponderExcluir
  2. Seutexto,é bom mas precisa ser feito algumas correções importantes para que não ocorra interpretações equivocadas. Por exemplo ou esta encarnado ou desncarnado estes são os dois estagios ou momentos na sua existencia.Outro ponto o progresso e a perfeição É o objetivo do espirito ou seja ele VAI se tornar perfeito:vc colocou que "pode" . outro equevoco grande foi "Na sua condição inicial os espiritos estariam muito ligados a materia e assim necessitariam passar mais tempo. Não é o estado evolutivo do espirito que faz ele passar mais tempo ligado a materia. Issas condições indica que precisa de varias experiencias reencarnatorias, NÃO É A MESMA COISA DE PASSAR MAIS TEMPO ENCARNADO. O ESPIRITO NÃO, NUNCA, ENCARNA EM CORPOS DE ANIMAIS. O espirito não cresce, ele torna-se mais puro, perfeito.OK? A palavra "Acreditar" não combina com a filosofia espirita.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cruvinel, gostei muito do seu seminário no Caibar Schutel. Gostaria de saber o que você coloca no eixo Evo

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Regiane! Também gostei que tinha muita gente interessada no seminário.

    Então... no eixo horizontal onde indico "Evolução do espírito" poderia ser interpretado como nível de evolução do espírito. No ponto 0 do eixo seria o espírito simples e ignorante e no infinito seria o espírito perfeito.

    ResponderExcluir